quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nova MPB - entrevista com Manu Santos

E que comece a entrevista!


1) Quais são as suas maiores influências (ou incentivos) na sua carreira?
Meus pais, certamente. E logo depois os amigos... Sem contar os grandes artistas que eu amo, como: Maria Bethânia, Mercedes Sosa, Milton Nascimento...
2) Como você escolheu esse estilo que você canta, e como você define esse estilo?
Não sigo exatamente um estilo... Eu sou cantora da MPB. Amo cantar essa mistura de ritmos! Faz parte da minha vida, da minha nação.
3) Nesse blog, gostamos de falar sobre o que descodifica as pessoas, ou seja, o que faz as pessoas se sentirem bem, o que "decifra" alguém. Você pode dizer que a música te decifra, te descodifica? Quando você descobriu isso?
É na música que eu encontro a minha liberdade... :)
Pessoalmente, sou uma pessoa muito tímida e quando estou cantando sinto a leveza, me liberto e a minha timidez vai embora. É uma delícia!
4) Na sua opinião, qual é o maior desafio para quem está nessa nova geração da MPB?
O maior desafio é saber lidar com o novo mercado. A verdade é que o artista de hoje é seu próprio produtor. Tem que batalhar pelo seu espaço. Cada um tem uma história pra contar. Tem que ter foco, saber qual é o seu público (se você quer o público de bar ou um público que frequente teatro, casas de show...). A história mudou. Não tem mais aquela "fada madrinha" ou aquela pessoa influente que você fica na espera eterna. Sem contar que não se vende disco como antigamente... Temos a internet, o melhor meio de comunicação, de pesquisas, de downloads. Hoje em dia, você entra em um Blog e tem aquela surpresa: Uau, o meu disco tá aqui? E pra baixar? É isso aí... Mundo moderno é assim. E é preciso se adaptar porque se escolheu essa profissão, tem que arregaçar as mangas e batalhar pelo seu espaço. Cante com alma e lute com toda a sua força.
5) Nós sabemos que uma das maiores formas de divulgação hoje em dia é a Internet. Você concorda com isso? Na sua opinião, a Internet realmente pode ajudar ou atrapalhar?
Concordo e uso direto. A Internet pra mim tem sido o melhor meio de divulgação. Muitas pessoas estão me conhecendo através das ferramentas que eu uso, como o Twitter, Orkut, My Space, Facebook e Youtube. Tive uma resposta maravilhosa depois que eu e o meu noivo, Rodrigo Santiago, elaboramos uma pesquisa para a capa do meu cd.Tudo via web. E para nossa felicidade, tivemos mais de 200 respostas e pra quem está começando isso é grandioso. O público soube participar. O mais importante na web é desenvolver o diálogo com o público. Tem muito artista que ainda não aproveita isso. Amo receber o carinho do público, que eu procuro tratar mais como amigos do que fãs. Procuro passar pra cada pessoa o carinho que eu recebi dos meus pais. Ninguém merece ser tratado com indiferença.
6) Como você vê a sua carreira daqui a alguns anos?
"Como será amanhã? Responda quem puder..." Só sei de uma coisa: vou continuar cantando! ;)
7) Pra encerrar, você acredita que o seu primeiro trabalho está realmente te descodificando? Aliás, o que te descodifica no seu dia-a-dia?
Com certeza. Quando leio um jornal, vejo tv ou ouço rádio, várias vezes fico com a impressão de que o mundo fica cada vez mais triste e intolerante. Não vou dizer que é sempre, mas todo mundo sabe que há muita catástrofe sendo propagada. Insegurança financeira, desemprego... Acho que as pessoas merecem mais do que isso, merecem bons motivos pra viver bem. Minha música é um gesto, apenas, mas o que eu puder fazer pra trazer felicidade pra todo mundo, isso eu vou fazer. O tema do meu disco é "Levar a alegria para as pessoas". É o que eu mais quero e elas também. ;) Falo de esperança, amor, colheita... Então, sem ser pretensiosa, a minha felicidade maior e mantenho isso como meta é: Alegrar a vida! É trazer esperança! To tentando...






















Tá aí... Primeira entrevista do "Decifrando por aí" . Espero que gostem. 
Beijinho Manu, muito obrigada pela entrevista!
www.manusantos.com.br  | twitter.com/manusantos | http://www.facebook.com/#!/manu.santos1


* Essa entrevista foi concedida através do Facebook. 

2 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Muito bom...
    É tão bom conhecer sobre nossos ídolos...

    Se puder e quiser, visite o blog dos fãs da Manu.
    http://fcomanusantos.wordpress.com/

    Bjim.

    ResponderExcluir
  2. Nathalie, obrigada mais uma vez pelo convite! :) Adorei!!! :)

    beijinhos,
    Manu

    ResponderExcluir